About Me

Rodrigo dos Anjos Oliveira

 

Bacharelando em Informática pela Universidade Católica do Salvador, atuando na área de TI desde 2004. Inicialmente trabalhei com infra-estrutura e administração de redes Windows e suporte a usuários e sistemas proprietários em grandes empresa, como Monsanto e Sonda Procwork. Nos últimos anos venho me dedicando ao desenvolvimento de sistemas nas plataformas Java e .NET, focado principalmente na preparação para a prova SCJP e demais certificações relacionadas.

Atualmente, trabalho na CPM Braxis, na área de Application Outsourcing, no contrato do Ministério Público do Estado Bahia, desenvolvendo e migrando os sistemas para o ASP .NET 3.5.

Calendário
16 de Abril de 2014
M T W T F S S
 
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
       
Showing 0 results.
Tempo Título Tipo  
Não há nenhum evento neste dia.
Blogs
Descoberta do Ruby on Rails
Tag: rails, ruby

Olá a todos!

Estive participando nessa semana do evento Maré de Agilidade(patrocinado pela CPM Braxis) aqui em Salvador e realmente foram dias de descobertas interessantes. Mas gostaria de focar realmente em uma dupla que tem ganhado espaço cada vez maior entre os desenvolvedores web e grandes vendors de software. O Ruby(linguagem opensource) on Rails(Framework MVC) têm se mostrado a cada dia uma combinação poderosa no desenvolvimento web, princpalmente utilizando-se metodologias ágeis. Vale ressaltar, que seja qual for a metodologia ágil, ela independe de tecnologia, mas chamo a atenção para o fato de que existem ferramentas que possuem uma vocação maior pra esse tipo de metodologia.

Uma das coisas que chamou muito a minha atenção e que apesar de sutil, possui uma relevância muito grande para a comunidade, é o fato de grandes empresas com ferramentas consagradas e consolidadas no mercado estarem voltando os seus olhos para o Ruby on Rails. Algo está mudando, e nós desenvolvedores, temos de ficar atentos. A Sun, "dona" do Java, já suporta fortemente o Ruby on Rails com o Netbeans e o Glassfish, sem falar no JRuby, a implementação 100% Java do Ruby feita pela comunidade(O Ruby foi implementado na Linguagem C), a RedHat com o JBoss, contratou um dos maiores desenvolvedores da comunidade RoR.

Realmente trata-se de uma linguagem e uma forma de desenvolver bastante interessante e porque não dizer divertida, como dizem pela comunidade deles. Vale a pena conferir e ver como ela se encaixa com métodos ágeis e toda a arquitetura e ferramentas que foram popularizadas por ela, como o Scaffold, por exemplo.

Até a próxima...

Média (0 Votos)
Showing 1 - 1 of 6 results.
Página de 6